05/08/2022

Associação beneficente da Allianz Seguros retoma mostra presencial de artes visuais e digitais
Data: 05/08/2022

Evento reuniu mais de 800 pessoas em três dias; visitantes acompanharam trabalhos inspirados no artista e produtor cultural indígena Jaider Esbell

São Paulo, 5 de agosto de 2022 – Após duas edições totalmente on-line, a Associação Beneficente    dos    Funcionários    do    Grupo    Allianz    Seguros    (ABA)    retomou presencialmente sua Mostra de Artes Visuais e Digitais. Realizada entre os dias 28 e 30 de  julho,  o  evento  reuniu  mais  de  800  pessoas  entre  frequentadores  da  instituição  e visitantes, que foram divididos em grupos durante os três dias de exposição, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19 e evitando aglomerações.

“É  diferente  você  viver  essa  experiência  presencialmente.  Para  nós,  a  construção  da Mostra tem o significado de um recomeço”, comemorou Rose Oliveira, diretora da ABA. O evento reuniu o aprendizado adquirido pelas crianças, adolescentes e idosos durante o  primeiro  semestre  de  2022.  No  espaço,  os  visitantes  acompanharam  artes  visuais, digitais e audiovisuais relacionadas à natureza e inspiradas no artista e produtor cultural indígena Jaider Esbell. Além disso, assistiram, em vídeo, o espetáculo de ballet “Coisa de Criança” – os interessados também podem conferir a apresentação no Portal da ABA Digital. “Por meio dessas ações, buscamos ampliar o repertório das crianças, jovens e idosos  que  aqui  frequentam  para  que  eles  se  posicionem  de  uma  forma  positiva  na sociedade, sem receios e preconceitos”, explicou Rose.

As pessoas que passaram por lá também participaram ativamente do jogo das palavras, desenvolvido  pelos  idosos  por  meio  de  conceitos  básicos  de  programação.  João Raimundo Oliveira Santana, de 67 anos, foi um dos idosos envolvidos nessa atividade. “Eu sou tipógrafo, profissão que não existe mais. Trabalhei por anos e ainda trabalho em gráfica e vim à ABA porque preciso aprender a mexer no computador para continuar no mercado de trabalho”, disse ele. "Já era para ter iniciado o curso antes, mas não tive oportunidade. Agora, que surgiu, eu agarrei", explicou.

Marco  Campos,  diretor  de  Recursos  Humanos  e  Comunicação  da  Allianz  Seguros  e atual presidente da Associação, esteve presente no evento. “A ABA nasceu há 28 anos e atendia aproximadamente 120 crianças. Hoje, prestamos atendimento a mais de 1 mil crianças, adolescentes e idosos”, relembra, destacando que os colaboradores da Allianz são  parte  ativa  do  projeto.  “O  apoio  dos  nossos  colaboradores  é  fundamental  para  o sucesso  deste  projeto.  Temos  um  engajamento  muito  bom  em  todas  as  ações promovidas”, disse. Marco destacou ainda a importância de as empresas investirem em ações voltadas à responsabilidade social corporativa. “A Allianz é uma marca conhecida globalmente  e  tem  como  um  de  seus  compromissos  contínuos  contribuir  com  o desenvolvimento da sociedade. Ao promover ações como essa, a companhia também contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e ética”.

Várias gerações, uma história
Josevan  da  Silva  Castro,  de  28  anos,  frequentou  a  primeira  turma  da  ABA  e acompanhou a evolução da instituição. Ele esteve presente na mostra por um motivo duplamente  especial:  relembrar  a  vivência  adquirida  no  local  e  jogar  uma  partida  de xadrez  com  seu  filho,  Nícolas  Miguel  da  Silva  Castro,  que  hoje  é  uma  das  crianças assistidas pela Associação. “Aprendi a jogar xadrez na ABA. Jogamos em casa também e eu tento passar o máximo de aprendizados possíveis que adquiri na ABA, pois cada brincadeira também tem um propósito”, afirmou ele, que permaneceu na ABA até os 17 anos  de  idade.  “Participei  de  todo  o  processo,  desde  a  creche  até  o  curso  de capacitação. A ABA foi tudo para mim e possibilitou conhecimentos que nunca tive lá fora”, resumiu.

Kauê  Pereira  Araújo  da  Silva,  de  27  anos,  também  foi  frequentador  da  ABA. Permaneceu  na  Associação  dos  sete  aos  15  anos  e,  atualmente,  trabalha  na  área Comercial da filial Campinas-Jundiaí da Allianz Seguros, onde iniciou a carreira como menor aprendiz. “A ABA é um mundo à parte. Você entra nesse universo e aprende a conviver  em  grupo  e  a  ter  acesso  a  diversas  oportunidades”,  pontuou  “Vim  aqui prestigiar esse lugar que me trouxe muitas alegrias”.

A ABA
Localizada  na  comunidade  Santa  Rita,  zona  leste  de  São  Paulo,  a  Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros contribui com a educação de crianças,  adolescentes  e  idosos  da  região  em  situação  de  vulnerabilidade  social.  A instituição mantém um acompanhamento constante dessas pessoas com o objetivo de auxiliá-las  no  processo  socioeducacional  e  no  desenvolvimento  para  o  mercado  de trabalho.  Mais  de  9  mil  pessoas  já  passaram  pela  ABA  desde  1994,  ano  em  que  a Associação foi criada.Sobre a Allianz SegurosNo Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional, por meio de 72 filiais, além de 62 assessorias e 42 mil corretores de seguros em todo o país. A Allianz Seguros é uma das líderes no setor de Ramos Elementares, 2ª em Automóvel e 1ª em Condomínio.Tendo  como  premissa  desenvolver  ações  de  longo  prazo,  tanto  nos  seus  negócios como  no  campo  social,  há  mais  de  25  anos  um  grupo  de  funcionários  criou  a  ABA  – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 8 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital. A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 10 milhões de pessoas.

Sobre o Grupo Allianz

Para mais informações, entre em contato com:
Holger Klotz Tel. +49 89 3800 90921
Kirti Pandey Tel. +49 89 3800 16255