Centro de Tecnologia Allianz (AZT)

Um centro de pesquisas que traz mais segurança para motoristas e passageiros

O Centro de Tecnologia Allianz (Allianz Zentrum Für Technik - AZT) foi fundado em 1932 na Alemanha, tornando-se o primeiro centro de pesquisas de uma seguradora. Desde então, o AZT dedica-se à análise de falhas e acidentes em quase todos os segmentos da indústria, a fim de desenvolver mecanismos para a prevenção de riscos.

Atualmente, o Centro de Tecnologia Allianz é um dos mais renomados institutos de pesquisa do mercado segurador mundial e trabalha em estreita cooperação com o setor privado e pesquisadores acadêmicos, além de outras instituições e ONGs.

Uma de suas divisões é o Instituto Automotivo, fundado em 1971, que busca o reforço da segurança rodoviária, estudando a proteção e os danos aos veículos, bem como a melhor forma de repará-los. Para ter uma ideia, o Instituto promove um crash test por semana durante o ano todo e compartilha os resultados com as montadoras para que melhorias sejam implementadas. Os estudos realizados já melhoraram a performance dos cintos de segurança e airbags, entre outros itens de segurança.

Em 2001, o Instituto criou duas novas áreas: técnica e de ambientes. Novas fontes de combustível para os veículos, com menor emissão de CO2, é um exemplo das pesquisas realizadas pelas novas áreas.

Os estudos trouxeram ao centro a reputação internacional de levar os benefícios de seu trabalho para a vida cotidiana dos automóveis. Além disso, o AZT é um parceiro técnico da Fórmula 1TM e do Safety Car.

Desde o ano 2000, a parceria da Allianz com escuderias da F1, abriu caminho para a troca de informações entre os engenheiros do AZT e das equipes, especialmente no que se refere às questões de segurança.

O envolvimento da Allianz com a Fórmula 1TM vai além de um simples patrocínio. Os métodos da FIA para garantir a segurança  nas corridas estão estreitamente relacionados à abordagem holística do Centro de Tecnologia Allianz para minimizar riscos e maximizar a segurança no trânsito do dia a dia.