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Cinco carteiras da Allianz Seguros são reconhecidas no Prêmio Segurador Brasil

 

Condomínio, Vida em Grupo e Aeronáuticos na categoria “Melhor Desempenho”; Marítimos no quesito “Liderança”; e Residencial na modalidade “Maior Crescimento em Vendas” receberam o troféu do 16º Prêmio Segurador Brasil
 
Por mais um ano, a Allianz Seguros esteve entre as seguradoras que recebeu o troféu do Prêmio Segurador Brasil, promovido pela editora Brasil Notícias. A 16ª edição do evento aconteceu na última quinta-feira, 28, no Edifício Itália, em São Paulo.  
 
Para os organizadores chegarem aos premiados, foram realizadas análises pela equipe de economistas e estatísticos da Silcon Estudos Econômicos. A consultoria examinou informações contábeis disponíveis no site da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e referentes ao período de dezembro de 2017 a novembro de 2018. 
 
A Allianz Seguros foi destaque na categoria “Melhor Desempenho – conglomerados acima de R$ 2,5 bilhões”, com as carteiras “Condomínio”, “Vida em Grupo” e “Aeronáuticos”. No quesito “Liderança”, foi premiada com “Marítimos”. Já na modalidade “Maior Crescimento de Vendas”, o troféu ficou com “Residencial”. 
 
O executivo David Beatham, diretor executivo de Massificados, Automóvel e Vida, elencou os principais motivos que levaram as carteiras de Condomínio, Vida em Grupo e Residencial a serem reconhecidas. “Esses produtos foram incluídos no atual modelo de negócios da Allianz, que tem como base a simplicidade, conectividade e a proximidade com o corretor de seguros. A partir dessas premissas, as etapas do sistema de cálculo foram automatizadas e agilizadas, tendo como consequência a alavancagem de vendas, diversificação de carteiras e ganho operacional, aos nossos parceiros de negócios e, consequentemente, a nós, seguradora”, explicou o executivo. A implementação deste novo conceito permitiu ainda que a quantidade e o tempo de preenchimento de campos para cotação caíssem consideravelmente. Com ele também foi possível a comercialização por meio de pacotes, para garantir coberturas completas aos clientes.    
 
Já a Karine Correa Paes de Barros, diretora executiva de Negócios Corporativos, discorreu sobre os fatores que alavancaram os produtos “Aeronáuticos” e “Marítimos” serem homenageados. Ao fazer uma retrospectiva do ano passado, a executiva atribui a premiação “aos ajustes na política de subscrição, além da revisão das condições contratuais dos produtos”. Assim como David, Karine finalizou destacando a revisão dos processos internos, com destaque à simplificação da oferta dos seguros aos corretores e clientes e a disponibilização de opções de coberturas que atendam melhor as necessidades dos segurados.   

Sobre a Allianz Seguros
No País há mais de 110 anos, a Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de mais de 50 filiais. 

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes globais em seguros – o maior da Europa – e um dos maiores investidores do mundo, gerenciando cerca de 673 bilhões de euros em nome de seus segurados e administrando mais de 1,4 trilhão de euros de ativos de terceiros por meio da Allianz Global Investors e PIMCO. Em 2018, o Grupo Allianz alcançou receita total de 131 bilhões de euros e lucro operacional de 11,5 bilhões de euros. 

O Grupo Allianz está presente em mais de 80 países e seus clientes corporativos e de varejo passam de 88 milhões. Além de oferecer seguros de propriedade, vida, saúde, crédito, corporativos globais, e serviços de assistência, a Allianz também se destaca em estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia. Graças à integração sistemática de critérios ecológicos e sociais em processos de negócios e decisões de investimento, o Grupo Allianz é a seguradora líder no Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

 
 

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Allianz leva corretores ao show do lendário Paul McCartney

 

Resultado de uma das premiações da Campanha AlliadoZ 2018, mais de 200 pessoas lotaram o lounge All you need is Alliadoz, no Allianz Parque, na última terça-feira, 26, especialmente ambientado com elementos que permearam a carreira de um dos maiores ícones do rock


Como que antevendo a empolgação dos corretores quando Paul McCartney cantou “Blackbird”, Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros, deixou a sensação de que se inspirou em seu refrão You were only waiting for this moment to arise (você só estava esperando esse momento surgir) para fazer o discurso de boas-vindas aos vencedores de todo o Brasil de uma das três premiações da Campanha AlliadoZ 2018. O recado foi certeiro: “Hoje é tempo de desfrutar! Estava esperando por esse momento para dar parabéns pelo trabalho que vocês fizeram no ano passado. E quero ver vocês na África do Sul no ano que vem, que é a premiação principal da AlliadoZ 2019”.

Ainda antes do show, como bem lembrou o diretor executivo Comercial Eduardo Grillo, há cinco anos Paul inaugurava a arena que simboliza uns dos naming rights mais bem-sucedidos do Brasil e é palco de uma das principais plataformas de relacionamento da Allianz com os corretores. “Nós estamos aqui para recebê-los, para abraçá-los e agradecer por vocês nos desafiarem a sempre procurar novos caminhos”, disse o executivo.

Sem dúvida, assistir ao ex-Beatle teve um significado especial para os 108 corretores e seus acompanhantes. Aliás, pode-se afirmar que para o mercado segurador, já que prova que as tábuas atuariais tão usadas no seguro de Vida estão corretas: viver mais, produzindo melhor e com saúde é uma realidade. Tanto que a venda de apólices do Allianz Vida foi uma das grandes responsáveis pela premiação de boa parte dos corretores que lá estavam presentes.

Aos 76 anos, sir James Paul McCartney mostrou que o tempo e as mudanças da nova era têm o potencial de aprimorar os profissionais. “Ter a oportunidade de ver o Paul, que faz parte da minha vida desde a infância, e conferir a qualidade do seu trabalho me inspira a querer mais”, diz Heráclito Coutinho de Oliveira, diretor da Banese Corretora de Seguros, que a Allianz trouxe de Aracaju (SE) para participar do evento All you need is AlliadoZ 2018. 

Foram cerca de 40 músicas em quase 3 horas de um show composto por hits como “Love me do”, “Ob-La-Di, Ob-La-Da”, “Let it Be” e “Hey Jude” – esta última levando os corretores e todo o público da arena a ligar a lanterna de seus celulares fazendo a noite virar dia -, além das músicas do seu 18º álbum solo, “Egypt Station” e várias outras canções que permearam sua carreira. 
 
Curtindo o show com sua esposa Vilma, Célio Eugênio da Silva, da Sudeste Corretora de Seguros, de Araxá (MG), lacrou: “A Allianz é fera como o Paul. Trabalho com a companhia há mais de 20 anos e sei que o meu cliente pode contar com ela na hora que mais precisa, que é quando há o sinistro”.  

A noite também fez alguns corretores se lembrarem de outras campanhas da Allianz em que foram premiados. Do interior de São Paulo, José Basílio Chamiço, da Chamisso Corretora de Seguros, disse que não foi difícil pontuar, porque adotou a estratégia de diversificar a base dos produtos oferecidos. Além do Vida, o Allianz Auto, o Master Empresarial e o Agro foram os responsáveis por levá-lo ao Allianz Parque. “Para quem é fã dos Beatles como eu, estar aqui hoje é um sonho e me incentiva a buscar a premiação principal da AlliadoZ Campanha deste ano”.

Quem já foi à África do Sul com a Allianz sabe: a experiência é inesquecível. Antônio Carlos Ferraro, da corretora carioca Ferraro Corretora de Seguros, lembrou-se de que foi um dos vencedores da campanha que marcou o centenário da companhia no Brasil, há 15 anos, levando um grupo de corretores ao país africano. “Essa é a quinta campanha de vendas da Allianz em que sou premiado e eu me diferenciei na pontuação por oferecer também o Residência. Apesar da minha carteira contemplar imóveis mais selecionados, é um produto que muita gente esquece, mas que tem uma importância social enorme e a prova está no período de chuvas que acabamos de enfrentar”.

Ricardo Pansera também foi outro corretor presente no show que foi para a África do Sul em 2004 e premiado por vender produtos diferentes. Aproveitando as oportunidades do mercado de Caxias do Sul (RS), Pansera, da corretora que leva seu sobrenome, apostou nos seguros para equipamentos agrícolas e do bom momento do agronegócio no país para se destacar na Campanha. “Pontuar é consequência. Em primeiro lugar é importante ter uma parceria sólida. Trabalho com a Allianz desde que a marca era Brasil Seguros e sempre mantivemos um relacionamento de qualidade e respeito”, conclui Pansera.

E se você está pensando que as premiações da AlliadoZ 2018 acabaram, engana-se: já tem vários corretores de malas prontas para Cartagena, na Colômbia, e ávidos por experimentar as delícias e os vinhos da bela Toscana.

Sobre a Allianz Seguros
No País há mais de 110 anos, a Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de mais de 50 filiais. 

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes globais em seguros – o maior da Europa – e um dos maiores investidores do mundo, gerenciando cerca de 673 bilhões de euros em nome de seus segurados e administrando mais de 1,4 trilhão de euros de ativos de terceiros por meio da Allianz Global Investors e PIMCO. Em 2018, o Grupo Allianz alcançou receita total de 131 bilhões de euros e lucro operacional de 11,5 bilhões de euros. 

O Grupo Allianz está presente em mais de 80 países e seus clientes corporativos e de varejo passam de 88 milhões. Além de oferecer seguros de propriedade, vida, saúde, crédito, corporativos globais, e serviços de assistência, a Allianz também se destaca em estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia. Graças à integração sistemática de critérios ecológicos e sociais em processos de negócios e decisões de investimento, o Grupo Allianz é a seguradora líder no Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

 

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Allianz participa da Hora do Planeta 2019

 

A Allianz Seguros e suas empresas coirmãs, Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), Euler Hermes e Allianz Partners, participarão mais uma vez da ação Hora do Planeta, que acontece este ano no dia 30 de março (sábado). As companhias apagarão as luzes de suas sedes às 20h30 em um movimento mundial para a conscientização e redução do aquecimento global, bem como os impactos das mudanças climáticas no mundo. 
 
O Allianz Parque, arena multiuso que leva o nome da seguradora, também vai endossar a ação e desligar seu luminoso no horário marcado.
 
A participação está sendo estendida aos colaboradores das empresas, parceiros de negócios, corretores e clientes, que foram convidados a fazer o mesmo em suas casas, mantendo as luzes apagadas por uma hora na noite de sábado. A proposta de passar esse tempo sem luz mostra à população a importância do recurso natural e, por isso, a necessidade do uso consciente.
 
A ação reforça o compromisso do Grupo Allianz com o meio ambiente e sua estratégia de engajar-se em soluções cada vez mais sustentáveis para suas operações e de seus clientes. Desde 2017, o grupo já investiu 5,6 milhões de euros em energias renováveis, contribuindo para a meta do Acordo Climático de Paris, de impedir o aumento da temperatura do planeta. Outras ações também serão implementadas dentro do plano de sustentabilidade até 2022. 

Por sua proatividade, o Grupo Allianz conquistou em 2018 a liderança do Índice Dow Jones de Sustentabilidade na categoria Seguros. 

A  Hora do Planeta, liderada pela instituição não governamental WWF, acontecerá sábado, no dia 30 de março, das 20h30 às 21h30. O movimento tido como o maior chamado para o combate ao aquecimento global nasceu em 2007 na Austrália e já se espalhou por todo o mundo. No ano passado, a Hora do Planeta contou com a participação de 188 países e teve mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados. O Brasil envolveu 100 cidades e desligou as luzes de 1500 monumentos.  
 
Até 2020, a manifestação tem como foco a relação entre as mudanças climáticas e os seus impactos na biodiversidade. 


Sobre a Allianz Seguros
No País há mais de 110 anos, a Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de mais de 50 filiais. 

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes globais em seguros – o maior da Europa – e um dos maiores investidores do mundo, gerenciando cerca de 673 bilhões de euros em nome de seus segurados e administrando mais de 1,4 trilhão de euros de ativos de terceiros por meio da Allianz Global Investors e PIMCO. Em 2018, o Grupo Allianz alcançou receita total de 131 bilhões de euros e lucro operacional de 11,5 bilhões de euros. 

O Grupo Allianz está presente em mais de 80 países e seus clientes corporativos e de varejo passam de 88 milhões. Além de oferecer seguros de propriedade, vida, saúde, crédito, corporativos globais, e serviços de assistência, a Allianz também se destaca em estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia. Graças à integração sistemática de critérios ecológicos e sociais em processos de negócios e decisões de investimento, o Grupo Allianz é a seguradora líder no Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

 

 
 

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Allianz Seguros participa do 1º Trocando Ideias da UCS de 2019

 

Eduardo Grillo, diretor Comercial, David Beatham, diretor de Massificados e Vida, e a equipe comercial da Allianz Seguros participaram do “1º encontro Trocando Ideias”, de 2019.

 

No evento, Grillo falou sobre as expectativas da Allianz para o ano e discorreu sobre a visão estratégica para a parceria entre a seguradora e os corretores seguros. “Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais nossos processos a fim de otimizar a atuação com o corretor de seguros. Em 2019, queremos que o corretor participe da gestão de sua carteira e crie valor com o segurado, sempre apoiado pela Allianz.”, reforçou Grillo. O discurso do executivo é fruto da forte dedicação da Allianz em aprimorar, nos últimos anos, processos e produtos, que supram às novas necessidades do canal de vendas e clientes inseridos em um mundo conectado.  

 

Já Beatham destacou os diferenciais do seguro empresarial que possui um processo de cotação simplificado, além de coberturas abrangentes, tendo como base a simplicidade, conectividade, eficiência e proximidade. Para o diretor, “mudanças como a oferta de coberturas amplas e limites maiores vão respaldar melhor o cliente no momento de sinistro, dentro de um custo compatível com apólices básicas de mercado”.

 

Promovido pela União dos Corretores de Seguros (UCS), o “Trocando Ideias” tem como foco aproximar seguradoras e corretores associados.

 

Sobre a Allianz Seguros

No País há mais de 110 anos, a Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de mais de 60 filiais.

 

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes globais em seguros – o maior da Europa – e um dos maiores investidores do mundo, gerenciando mais de 660 bilhões de euros em nome de seus segurados e administrando mais de 1,4 trilhão de euros de ativos de terceiros por meio da Allianz Global Investors e PIMCO. Em 2017, o Grupo Allianz alcançou receita total de 126 bilhões de euros e lucro operacional de 11 bilhões de euros.

 

O Grupo Allianz está presente em mais de 70 países e seus clientes corporativos e de varejo passam de 88 milhões. Além de oferecer seguros de propriedade, vida, saúde, crédito, corporativos globais, e serviços de assistência, a Allianz também se destaca em estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia. Graças à integração sistemática de critérios ecológicos e sociais em processos de negócios e decisões de investimento, o Grupo Allianz é a seguradora líder no Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

 
 

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Lucila Lopes – lucila.lopes@virta.inf.br 

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Allianz entrega o prometido

  • Crescimento da receita interna de 6,1 % em 2018

  • Lucro operacional de 11,5 bilhões de euros em 2018 está na faixa superior da meta para o ano 

  • Lucro líquido 2018 atribuível aos acionistas cresce 9,7% e atinge 7,5 bilhões de euros

  • Coeficiente de capitalização Solvency II na marca dos 229%, ao final de 2018, permanece inalterada em relação ao encerramento de 2017

  • Conselho de Administração propõe dividendo de 9 euros por ação, com alta de 12,5%

  • Agenda de Renovação 1.0 implementada com êxito 

  • Meta do lucro operacional para 2019 é de 11,5 bilhões de euros, mais ou menos 500 milhões de euros, salvo imprevistos

  • T4-2018 tem crescimento de 4,4% na receita interna e 0,4% no lucro operacional, que fica em 2,8 bilhões de euros; lucro líquido atribuível aos acionistas no período sobe 18,9% e atinge 1,7 bilhão de euros

  • Anunciado novo programa de buy-back de ações de até 1,5 bilhão de euros

 

Resumo do Relatório:  lucro operacional mais alto na história da Allianz

 

O Grupo Allianz teve um ano muito bem-sucedido em 2018, cumprindo as metas de desempenho em todos os segmentos e mantendo a força de capital em patamar elevado. A concretização dos objetivos da nossa “Agenda de Renovação” preparou o terreno para esse excelente desempenho. Baseado nos números preliminares, o crescimento da receita interna, corrigidos os efeitos da transposição cambial e de consolidação, totalizou 6,1% e teve a contribuição de todos os segmentos operacionais da empresa. A receita total cresceu 3,5% e atingiu a marca de 130,6 bilhões de euros (contra 126,1 bilhões em 2017).

 

Com aumento de 3,7%, o lucro operacional de 11,5 (contra 11,1) bilhões de euros se situa na porção superior da faixa visada que foi anunciada pelo Grupo, de 10,6 a 11,6 bilhões de euros, e é a mais alta na história da Allianz. O crescimento do lucro operacional pode ser atribuído majoritariamente ao nosso segmento de P&C que registrou forte alta de 13,3% no lucro operacional. Isso se deu por conta de um coeficiente de despesas otimizado, menor sinistralidade por catástrofes naturais e crescimento do prêmio.

 

O segmento de Gestão de Ativos também registrou alta no lucro operacional devido à elevação da receita referente aos ativos sob gestão (AuM). Como consequência de uma margem de investimento mais baixa em meio à volatilidade do mercado financeiro, o lucro operacional do nosso negócio de Vida/Saúde declinou.

 

 

 

O lucro líquido atribuível aos acionistas cresceu 9,7% e ficou em 7,5 (6,8) bilhões de euros. Esse lucro operacional majorado e a menor tributação sobre os rendimentos compensaram com vantagem o declínio no resultado não operacional.

 

O Lucro Básico por Ação (EPS) subiu 14,4%, passando a 17,43 (contra 15,24) euros para o ano de 2018. O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RoE) totalizou 13,2% (contra 11,8%).

 

Coeficiente de capitalização Solvency II totalizou 229% no final de 2018, permanecendo inalterado em relação ao final de 2017. O Conselho de Administração proporá dividendos de 9 euros por ação em 2018 -  uma alta de 1,5% em relação a 2017.

 

A Allianz continuou promovendo a experiência do cliente em 2018. No mundo inteiro 74% dos negócios atingiram um Net Promoter Score (NPS) acima da média do mercado, comparado aos 60% no ano anterior. O Índice de meritocracia inclusiva (IMIX), que mede a liderança e a cultura do desempenho, cravou 71% em 2018, muito próximo do nosso nível almejado de 72%. Tais números refletem o esforço da Allianz em atender os clientes e envolver os colaboradores da melhor forma possível. A Allianz concluiu dois programas de buy-back de ações, num volume total de 3 bilhões de euros. Todas as ações recompradas foram canceladas. Um novo programa de buy-back de até 1,5 bilhão de euros foi anunciado em 14 de fevereiro de 2019.

 

“Tenho muito orgulho da família Allianz ao redor do mundo por entregar um conjunto de resultados tão bom. Nós atingimos o maior lucro líquido dos últimos dez anos, apesar da forte volatilidade do mercado, especialmente no quarto trimestre do ano“, declarou Oliver Bäte, CEO do Grupo Allianz. “Nossos cientes continuam confiando em nós. Tendo isso em mente, nós estamos focando na simplicidade como o próximo passo para reiterar a nossa estratégia”.

 

No 4º trimestre de 2018, o lucro operacional permaneceu em 2,8 (contra 2,8) bilhões de euros: um lucro operacional maior proveniente do nosso negócio de P&C foi compensado, principalmente, por um declínio dos negócios nos nossos segmentos de Vida e Saúde e na Gestão e Ativos Patrimoniais.  O aumento no lucro operacional do nosso negócio de Property & Casualty (P&C) se deveu, em grande parte, a um resultado mais elevado do investimento. O lucro operacional do nosso negócio de Vida/Saúde declinou devido, principalmente, a uma margem técnica menor na França. O decréscimo no lucro operacional do segmento de Gestão de Ativos foi motivado, sobretudo, por menores taxas de desempenho. O lucro líquido atribuível aos acionistas subiu 18,9% e foi para 1,7 (contra 1,4) bilhão de euros no quarto trimestre de 2018, devido a um melhor resultado não-operacional e à menor tributação sobre os rendimentos.

 

“A Allianz obteve resultados excelentes em 2018, com lucro operacional de 11,5 bilhões de euros, atingindo o patamar superior da meta visada anunciada pelo Grupo entre 10,6 e 11,6 bilhões de euros”, declarou Giulio Terzariol, diretor Financeiro do Grupo Allianz.  “Nossa atividade sadia e bem diversificada nos deixa confiantes de que iremos continuar entregando um desempenho financeiro robusto novamente este ano. O Grupo almeja gerar um lucro operacional de 11,5 bilhões de euros em 2019, com margem de mais ou menos 500 milhões de euros, salvo imprevistos.”.

 

 

Property-Casualty (P&C): forte crescimento interno e boa performance operacional

 

Os prêmios brutos subscritos chegaram a 53,6 (52,3) bilhões de euros em 2018. Ajustados os efeitos de transposição cambial e de consolidação, o crescimento interno totalizou 5,7%. Os efeitos de preço e volume contribuíram com 4% e 1,7%, respectivamente. Quanto ao crescimento interno, AGCS, Alemanha e Allianz Partners foram seus principais impulsionadores.

 

  • Lucro operacional aumentou 13,3% e foi a 5,7 bilhões de euros em 2018, comparado ao ano anterior. Tal aumento se deveu, principalmente, a um forte resultado na subscrição, impulsionado por um menor coeficiente de despesa, ausência de perdas de peso decorrentes de catástrofes naturais e em menor grau, devido ao crescimento dos prêmios. Nosso resultado do investimento operacional também contribuiu positivamente.

     

  • O índice combinado teve aumento de 1,2 ponto percentual e chegou a 94%.

 

“Estou satisfeito com nosso forte crescimento interno e o bom desempenho operacional do negócio no segmento P&C, ” afirmou Giulio Terzariol. “Atingimos a nossa meta de 94% do índice combinado devido à nossa subscrição sistematicamente disciplinada e, sobretudo, ao coeficiente de despesa substancialmente melhorado. ”

 

No quarto trimestre de 2018, os prêmios brutos subscritos aumentaram para 11,7 (11,3) bilhões de euros. Corrigidos os efeitos de transposição cambial e de consolidação, o crescimento interno chegou a 5,1%, com efeitos de volume e preço contribuindo com 2,8% e 2,3%, respectivamente. O lucro operacional aumentou 14% e foi para 1,5 bilhão de euros comparado ao mesmo período do ano anterior, devido a um maior investimento e ao resultado melhor da subscrição. O índice combinado para o quarto trimestre de 2018 cresceu 0,4 ponto percentual e foi para 94,1%.

 

 

Vida e Saúde: crescimento rentável continuado no novo negócio

 

  • O PVNBP¹, o valor atual dos prêmios dos novos negócios, subiu para 58,5 (55,5) bilhões de euros em 2018. Isso se deveu, principalmente, às vendas maiores de produtos eficientes em termos de capital no ramo alemão de seguro Vida, no negócio de anuidades indexadas fixas nos EUA, bem como na maioria das linhas de negócio na Itália.

     

  • A margem de novos negócios (NBM) se fortaleceu em 2018 passando a 3,6% (3,4%) com o apoio das condições de mercado favoráveis. O valor dos novos negócios (VNB) cresceu para 2,1 (1,9) bilhões de euros em 2018, impulsionado pelo crescimento nas vendas e pela continuidade da mudança para produtos eficientes em termos de capital.

     

  • O lucro operacional recuou para 4,2 (4,4) bilhões de euros, situando-se no ponto médio da faixa prevista, o que mostra a resiliência dos nossos negócios em meio à volatilidade crescente do mercado financeiro. Esta última provocou um declínio da nossa margem de investimento, por meio de uma combinação de deficiências maiores, realizações menores e um resultado comercial em declínio nos nossos ramos de Vida na Alemanha e EUA.

 

“O crescimento continuado do novo negócio no segmento Vida e Saúde reflete o sucesso dos nossos produtos concebidos também para o ambiente de baixas taxas de juros”, aponta Giulio Terzariol. “Isso mostra que nossos clientes querem a qualidade e a estabilidade que a Allianz pode oferecer. ”

 

No quarto trimestre de 2018, o PVNBP saltou para 16,1 (15,2) bilhões de euros, impulsionado pelas vendas ampliadas de anuidades indexadas fixas nos EUA. O lucro operacional caiu para 1,0 (1,1) bilhão de euros devido, principalmente, à margem técnica menor na França. A margem de novos negócios (NBM) se fortaleceu e foi para 3,9 (contra 3,6) % fazendo com que o valor de novos negócios (VNB) crescesse para 631 (550) milhões de euros.


Gestão de Ativos: lucro operacional cresce 4% apesar dos mercados difíceis

 

  • Os ativos de terceiros sob gestão (AuM) caíram 12 bilhões de euros ficando em 1,436 trilhão de euros, comparado ao final de 2017. Com isso, os efeitos positivos da transposição cambial não puderam compensar os efeitos negativos do mercado atribuíveis sobretudo à retração do mercado no último trimestre do ano.  Saídas líquidas de 3 bilhões de euros também contribuíram para esse declínio. Os ativos totais sob gestão permaneceram estáveis no patamar de 1,961 trilhão de euros.

     

  • A relação custo-rendimento (CIR) subiu 0,5 ponto percentual e foi para 62,4% em 2018. O aumento do coeficiente foi devido à inclusão dos investimentos da Allianz Capital Partners no crescimento do negócio.

     

  • Lucro operacional aumentou 3,7%, passando a 2,5 (2,4) bilhões de euros. O aumento se deu por conta do crescimento nos rendimentos operacionais, impulsionado, sobretudo, por uma média mais alta de ativos de terceiros sob gestão (AuM) e por um aumento nas margens impulsionadas por AuM de terceiros, tanto na PIMCO como na Allianz Global Investors. Esse avanço positivo só foi parcialmente compensado pelo aumento das despesas.

     

    “Os rendimentos da Gestão de Ativos e o lucro operacional cresceram em um ambiente desafiador no ano de 2019”, sinaliza Terzariol. “A volatilidade nos mercados financeiros, particularmente no 4º trimestre, levou a saídas líquidas. No entanto, a expansão das nossas margens mostra claramente a saúde do nosso negócio”.

     

No quarto trimestre de 2018, o lucro operacional baixou 9,1% para 633 milhões de euros, devido, principalmente, às menores taxas de performance e despesas mais elevadas. O coeficiente custo-rendimento subiu 3,4 pontos percentuais passando a 63,6%. Os ativos de terceiros sob gestão tiveram redução de 51 bilhões de euros: os efeitos negativos do mercado de 40 bilhões de euros e as saídas líquidas de terceiros de 31 bilhões de euros não puderam ser compensadas pelos efeitos favoráveis da transposição cambial da ordem de 19 bilhões de euros.

 

 

 

Sobre o Grupo Allianz

O Grupo Allianz é uma das principais seguradoras e gestora de ativos do mundo com mais de 9 milhões de clientes corporativos e de varejo.  Os clientes da Allianz se beneficiam de uma ampla gama de serviços de seguros pessoais e corporativos, que vão de seguros de propriedade, vida e saúde aos serviços de assistência ao seguro de crédito e de negócios globais. A Allianz é um dos maiores investidores do mundo, gerindo cerca de €673 bilhões de em nome de seus clientes, enquanto nossos gestores de ativos Allianz Global Investors e PIMCO gerem mais €1,4 trilhão de ativos de terceiros. Graças à nossa integração sistemática de critérios ecológicos e sociais em nossos processos de negócios e decisões de investimento, mantemos a posição de liderança para seguradoras no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Em 2018, com mais de 142.000 colaboradores em mais de 80 países, o Grupo Allianz obteve uma receita total de €131 bilhões e um lucro operacional de €11,5 bilhões.

 

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Cautionary note regarding forward-looking statements

This document includes forward-looking statements, such as prospects or expectations, that are based on management's current views and assumptions and subject to known and unknown risks and uncertainties. Actual results, performance figures, or events may differ significantly from those expressed or implied in such forward-looking statements. Deviations may arise due to changes in factors including, but not limited to, the following: (i) the general economic and competitive situation in the Allianz Group's core business and core markets, (ii) the performance of financial markets (in particular market volatility, liquidity, and credit events), (iii) the frequency and severity of insured loss events, including those resulting from natural catastrophes, and the development of loss expenses, (iv) mortality and morbidity levels and trends, (v) persistency levels, (vi) particularly in the banking business, the extent of credit defaults, (vii) interest rate levels, (viii) currency exchange rates, most notably the EUR/USD exchange rate, (ix) changes in laws and regulations, including tax regulations, (x) the impact of acquisitions including and related integration issues and reorganization measures, and (xi) the general competitive conditions that, in each individual case, apply at a local, regional, national, and/or global level. Many of these changes can be exacerbated by terrorist activities.

 

No duty to update

The Allianz Group assumes no obligation to update any information or forward-looking statement contained herein, save for any information we are required to disclose by law.

 

Other

The figures regarding the net assets, financial position and results of operations have been prepared in conformity with International Financial Reporting Standards.

Information is based on preliminary figures. Final results for fiscal year 2018 will be released on March 8, 2019 (publication of the Annual Report).

This is a translation of the German Quarterly and Full Year Earnings Release of the Allianz Group. In case of any divergences, the German original is binding.

 

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