Informe-se sobre as medidas especiais tomadas em sua comunidade , assim como os serviços e as fontes de informações confiáveis que estão disponíveis, como por exemplo, entregas em domicílio, apoio psicossocial, site do ministério da saúde, acesso alternativo à sua pensão.
Crie uma lista dos suprimentos básicos de que você precisará por pelo menos duas semanas e tente entregá-los sempre que possível, como alimentos não perecíveis, produtos domésticos, baterias para dispositivos auxiliares que você pode precisar e medicamentos prescritos.
Como alternativa, peça aos membros da família, cuidadores, vizinhos para ajudar com o pedido e/ou com a entrega de mantimentos ou medicamentos prescritos.
Certifique-se de que o crédito do seu telefone celular está recarregado e identifique um lugar seguro para carregar o seu telefone regularmente, para que possa manter contato com a família e amigos e entrar em contato com os serviços de emergência, caso necessário.
Faça uma lista de números de emergência
Como por exemplo, SAMU (192), hospitais próximos e números de emergências de saúde, linha direta para vítimas de abuso, linha direta de apoio psicossocial) e contatos de suporte, como telefone de familiares e amigos, cuidador principal. Se você mora sozinho, compartilhe esta lista e peça aos seus vizinhos, familiares ou cuidadores que entrem em contato regularmente, por telefone ou chat de vídeo.
Converse com o seu médico e veja como as suas necessidades de saúde podem ser atendidas durante a pandemia. Verifique se haverá necessidade de reagendar consultas não urgentes, sempre, se possível, entrando em contato por telefone ou vídeo-chamada, ao invés de pessoalmente.
Se você tem um cuidador, veja com ele uma outra pessoa em quem você confia para ajudar com as suas necessidades e cuidados diários, caso o seu cuidador não possa continuar a atende-lo. Juntos, vocês podem anotar todos os cuidados pessoais e como devem ser prestados e compartilhá-los com essa pessoa de confiança para que ela possa estar pronta para atendê-lo em caso de necessidade.
Se você for o cuidador principal de outra pessoa dependente de cuidados (por exemplo, neto, cônjuge mais velho, filho com deficiência), identifique uma pessoa de sua confiança para assumir suas responsabilidades caso você fique doente.
Se várias pessoas morarem em sua casa, se possível, prepare um cômodo ou espaço separado em sua casa para que qualquer pessoa que apresente sintomas da COVID-19 possa ficar isolada. Caso não seja possível, oriente que a pessoa sempre ande de máscara e mantenha separado todos os utensílios necessários, como escova de dente, talheres, pratos, copos e roupas de cama.