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Em tempos de pandemia, a nossa saúde mental é muito importante para que possamos levar a vida de uma forma mais leve e positiva. Para te ajudar, listamos algumas ações simples e que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia:
  • Tente criar uma rotina, mantendo horários regulares para dormir, acordar e fazer as refeições.
  • Se estiver trabalhando em casa, faça uma pausa de 5 minutos a cada 1 hora de trabalho. Levante da cadeira e estique as pernas um pouquinho.
  • Tenha em mente as ações preventivas que estão sob seu controle como lavar as mãos, usar máscara ao sair de casa, manter o distanciamento social e seguir as recomendações das autoridades de saúde.
  • Fique atento ao uso das suas medicações regulares. 
  • Adicione no seu dia, atividades relaxantes como meditar, ouvir música, assistir filmes ou ler um livro.
  • Arrume o seu armário! Separe algumas roupas e objetos que não precisa mais, para doação. Ajudar ao próximo faz bem à mente de todos.
  • Faça pequenos reparos em casa, como consertar a torneira da pia.
  • Aproveite a convivência familiar. Aproveite esse momento para abraçar aqueles que você ama. Fale com os amigos, seja por mensagens, ligações ou vídeos. Ligue para algum sumido ou sumida, com quem não conversa há muito tempo.
  • Busque formas de ajudar a sua comunidade, incluindo familiares, vizinhos, trabalhadores. A solidariedade e a cooperação auxiliam os dois lados e aumentam a satisfação e os vínculos sociais.
  • Encontre oportunidades para conhecer e divulgar histórias positivas e imagens de pessoas que se recuperaram da doença e queiram dividir sua experiência.
  • Reconheça o esforço dos profissionais de saúde, segurança, limpeza e outros serviços essenciais que continuam trabalhando para que você fique bem.
  • Lembre-se de que as restrições impostas no momento são também para cuidar de você, de sua família e evitar contaminações.
  • Se você precisar, não exite em buscar a ajuda profissional de psicólogos e psiquiatras. Há profissionais e serviços disponíveis mesmo à distância.
Fontes:
Conselho Federal de Enfermagem. Guia de saúde mental pós-pandemia no Brasil
COSTA, Fernanda Benquerer. A saúde mental em meio à pandemia de Covid-19
Organização Panamericana da Saúde. Pandemia de COVID-19 aumenta fatores de risco para suicídio
World Health Organization