02/03/2021
Chuvas, alagamentos e enchentes são os principais vilões do início de ano e exigem atenção dos; Allianz orienta como proteger o veículo
São Paulo, 2 de março de 2021 – O início do ano costuma ser marcado pelas chuvas que assolam algumas regiões do país. Com isso, é possível acompanhar histórias de pessoas que perdem ou têm seus bens danificados como é o caso de motoristas em alagamentos e enchentes.

“O principal risco é a segurança dos ocupantes do veículo. As vias alagadas, por exemplo, escondem perigos como rios, buracos e correntezas, que podem levar a consequências incalculáveis”, afirma Renato Roperto, diretor executivo de Sinistros da Allianz Seguros.

Ao circularem com os veículos em período de chuvas, os condutores precisam se atentar aos obstáculos ocultos nas vias, como pedras, entulhos e outros objetos que podem causar danos ao veículo e uma possível quebra no meio de uma enxurrada. Outros riscos indicados pelo executivo da seguradora é a aquaplanagem do veículo, devido a vias parcialmente alagadas, que podem ocasionar derrapagens e colisões mais sérias, e os possíveis deslizamentos de encostas em regiões serranas ou de morros.

“Um engano comumente cometido por motoristas é atravessar trechos alagados, onde não é possível garantir que o veículo será capaz de transpor, e, às vezes, seguindo outros veículos que resolvem assumir riscos que poderiam ser evitados”, reforça Roperto. Áreas e regiões com muitas árvores e com histórico de alagamento também devem ser evitadas durante as chuvas, uma vez que estão mais propensas a ocasionar acidentes em decorrência de quedas de galhos ou troncos e de enxurradas.

A Allianz separou mais informações e orientações para os períodos de chuvas. Confira:
Danos mais comuns ao veículo

  • Motor, com possíveis danos internos ou quebra de bloco.
  • Módulos e chicotes.
  • Carpetes e estofados.
Principais providências após enfrentar um alagamento ou enchente

  • Caso o veículo pare de funcionar, o motorista não deve insistir na tentativa de ligar o veículo, pois os danos poderão ser agravados e os prejuízos também.
  • Em situação de pane, é necessário acionar a seguradora e solicitar um reboque. É importante que o condutor se resguarde em um local seguro até a chegada do guincho, que direcionará o veículo a uma oficina especializada.
  • Caso o veículo sofra alagamento enquanto estacionado, não efetuar partida no veículo até que um profissional avalie a condição do motor.
  • Na condição de água acima do nível dos bancos, recomenda-se não adentrar no veículo, a fim de evitar o contato com a água suja.
  • Realizar uma avaliação e revisão com profissionais especializados. Os motoristas conseguem prestar atenção a danos externos, como riscos ou amassados, e internos em caso de falha da parte elétrica ou ruídos que não eram comuns. No mais, alguns danos são mais difíceis de serem percebidos, além necessitarem da troca de peças ou maiores reparos.
Sinais de alerta e recomendações de tráfego

  • Em dias de chuva, o motorista pode fazer um planejamento prévio, evitando regiões e vias com histórico de alagamento. Caso seja possível, adie o trajeto.
  • Caso identifique o risco de alagamento, indica-se a procura por um local alto e seguro para aguardar o escoamento das águas.
  • Se o deslocamento for realmente necessário, o condutor deve verificar o nível da água nas vias, certificando-se da profundidade e garantindo que o nível da água não supere o meio das rodas.
  • Seguir o trajeto apenas em condições de visibilidade. Caso não seja possível, recomenda-se a procura de um abrigo, em local mais elevado e visível.
Sobre a Allianz Seguros
No Brasil há 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de filiais em todo o país, 27 centros automotivos C.A.S.A. e mais de 33 mil corretores de seguros. A Allianz Seguros é uma das líderes no setor de Ramos Elementares, 2ª em Automóvel e 1ª em Condomínio.

Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no campo social, há 25 anos um grupo de funcionários criou a ABA - Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 7.000 crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital. 

A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do País. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 7,5 milhões de pessoas.
Informações à imprensa Allianz Seguros
Virta Comunicação Corporativa

Lucila Lopes – lucila.lopes@grupovirta.com.br
Bianca Bordignon – bianca@grupovirta.com.br
Catherine Barros – catherine.barros@grupovirta.com.br
Pedro Tagliari – pedro.tagliari@grupovirta.com.br

55 11 3894-2437