FAQ Saúde

1. Como posso utilizar meu seguro da Allianz Saúde?

A Allianz Saúde é uma operadora de seguro saúde. Isto significa dizer que, para ter acesso às coberturas contratadas, os segurados podem utilizar tanto os médicos, clínicas, laboratórios e hospitais da Rede Referenciada Allianz Saúde, quanto utilizar qualquer outro médico/hospital de sua preferência, chamado sistema de livre escolha, solicitando em seguida o reembolso nos limites do contrato.

 

2. O que é Rede Referenciada? Como faço para localizar um prestador da Rede Referenciada da Allianz Saúde?

A Rede Referenciada é o conjunto de médicos, clínicas, laboratórios, prontos-socorros e hospitais colocados à disposição dos segurados para prestar atendimento médico-hospitalar, respeitado o direito de livre escolha.

Quando utilizada a Rede Referenciada, o pagamento das despesas com as coberturas contratadas será efetuado pela Allianz Saúde, bastando que o segurado apresente seu cartão da Allianz Saúde e um documento de identidade válido.  A Rede Referenciada de Prestadores é composta de acordo com o plano contratado.


Para consultar a Rede Referenciada atualizada da Allianz Saúde, clique aqui.

 

3. O que é livre escolha e reembolso de despesas médico-hospitalares?

Livre escolha é o exercício do direito do segurado de ser atendido por profissional ou estabelecimento de sua preferência, não constante da Rede Referenciada. Nestes casos, os valores pagos pelo segurado serão reembolsados de acordo com os limites do plano contratado, mediante solicitação de reembolso à Allianz Saúde.


Reembolso é o ressarcimento das despesas assistenciais efetuadas pelo segurado junto a prestador de serviço externo à Rede Referenciada, de acordo com o quanto estabelecido no contrato de seguro saúde. Serão reembolsados os procedimentos cobertos pelo seguro, efetuados e comprovadamente pagos pelo segurado através da apresentação da respectiva nota fiscal à Allianz Saúde.

 

4. Como faço uma solicitação de reembolso?

Para solicitar o reembolso de despesas com procedimentos médico-hospitalares cobertos, basta que o segurado leve o recibo (contendo CPF/CNPJ do médico/clínica) ou Nota Fiscal originais ao RH de sua empresa, ou à filial mais próxima da Allianz Saúde. O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais e creditado na conta corrente do segurado.

 

5. Posso saber qual valor será reembolsado antes da realização de algum procedimento/consulta?

Sim. Antes da realização de procedimentos cobertos ou consultas, os segurados podem solicitar uma Prévia de Reembolso, para tanto, basta entrar em contato com a Linha Direta Allianz Saúde, através dos telefones: 4001-5060 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 701 8148 (Outras localidades).


6. Qual é o prazo para eu receber meu reembolso da Allianz Saúde?

O prazo para reembolso de despesas médicas é de 30 (trinta) dias corridos, contados da entrega da documentação completa na seguradora. Contudo, desde que toda documentação esteja correta, o segurado pode receber seu reembolso em 07 (sete) dias úteis.

 

7. O que está coberto pelo meu seguro Allianz Saúde?

Estão cobertas as despesas de serviços médico-hospitalares previstas no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, editado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, bem como as coberturas adicionais eventualmente contratadas com a Allianz Saúde.
Os procedimentos previstos no Rol da ANS pode ser consultado através do endereço: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/verificar-cobertura-de-plano 

 

8. O que é carência?

A carência é o período compreendido entre o início de vigência e o inicio da cobertura contratada. Durante esse período, o segurado só tem direito a atendimento nos casos de acidente pessoal, após 24 horas da vigência do contrato. 

 

9. O que são Doenças e Lesões Preexistentes (DLP)?

É toda doença ou lesão que o segurado ou seu responsável saiba ser portador à época da contratação do Seguro, a qual deve ser declarada na Proposta Individual de Inclusão.

 

10. O que é Cobertura Parcial temporária (CPT)?

É a cobertura assistencial que admite, num prazo de 24 (vinte e quatro) meses, contado a partir da data de inclusão do segurado na Apólice, a suspensão da cobertura de procedimentos cirúrgi¬cos, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexi¬dade (PAC), relacionados exclusivamente às doenças ou lesões preexistentes (DLP) declaradas na Proposta de Inclusão.

 

11. Os planos de saúde podem se recusar a aceitar portador de doença ou lesão preexistente?

Nenhuma operadora de plano pode, por qualquer motivo, recusar o ingresso de um beneficiário no plano de saúde. Caso o segurado venha declarar a preexistência de lesão ou doença, a operadora ofertará a Cobertura Parcial Temporária (CPT) ou Agravo.  

 

12. O plano de saúde pode recusar algum tipo de assistência médica?

Sim, mas apenas aqueles que não estejam previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, editado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, ou nas coberturas contratadas com a Allianz Saúde.

 

13. Fui demitido/exonerado sem justa causa ou estou me aposentando, posso continuar com o plano de saúde fornecido pela empresa?

Caso o segurado tenha contribuído¹ para o pagamento da mensalidade (prêmio) e venha a ser demitido sem justa causa ou se aposente, poderá optar pela manutenção do plano de saúde, desde que assuma o pagamento integral das mensalidades.
Esta opção de manutenção no plano de saúde deve ser fornecida pelo antigo empregado no momento da rescisão/aposentadoria, e seguirá as regras dos art. 30 e 31 da Lei 9.656/98.

(1) Entende-se por contribuição qualquer valor pago pelo empregado, inclusive com desconto em folha de pagamento, para custear parte ou a integralidade da contraprestação pecuniária de seu plano privado de assistência à saúde oferecido pelo empregador em decorrência de vínculo empregatício, à exceção dos valores relacionados aos dependentes e agregados e à coparticipação ou franquia paga única e exclusivamente em procedimentos, como fator de moderação, na utilização dos serviços de assistência médica ou odontológica.

 

14. Sou demitido/aposentado e mantive o plano de saúde. Quando minha mensalidade pode sofrer reajuste?

O demitido/aposentado que opta por permanecer com o plano de saúde, assumindo o pagamento integral das mensalidades (prêmios), segue as mesmas regras contratuais de seu antigo empregador. Assim, o reajuste anual que for aplicado para a empresa será também aplicada em suas mensalidades.

 

15. O que é remissão?

É a possibilidade, em caso de falecimento do segurado titular, da manutenção do plano de saúde por seus dependentes já incluídos no seguro à época do falecimento, pelo prazo definido nas Condições Especiais da apólice, com isenção do pagamento de prêmio. Para optar por este benefício, o segurado deve verificar as condições de remissão contratadas para sua apólice.