17/08/2022

Associação beneficente da Allianz Seguros apresenta resultados do último triênio
Data: 17/08/2022

Entre 2019 e 2021, entidade dobrou número de pessoas atendidas e realizou a doação de cestas básicas às famílias da comunidade Santa Rita diante da pandemia por covid-19

São  Paulo,  17  de  agosto  de  2022  –  A  Associação  Beneficente  dos  Funcionários  do Grupo Allianz Seguros (ABA) apresenta um relatório com as atividades desenvolvidas pela entidade nos últimos três anos. Disponível no site da Allianz Seguros, o documento consolida  as  ações  realizadas  no  período  para  suporte  educacional  e  emocional  dos frequentadores  e  o  apoio  às  famílias  da  comunidade  Santa  Rita,  zona  leste  de  São Paulo, sobretudo durante a reclusão provocada pela covid-19.

Fundada em 1994 por colaboradores da Allianz Brasil, a ABA contribui com a educação de crianças e adolescentes da região em situação de vulnerabilidade social. A entidade mantém um acompanhamento constante desse público com o objetivo de auxiliá-lo no processo educacional e no desenvolvimento para o mercado de trabalho. Em 28 anos de atuação, a ABA já contribuiu com o desenvolvimento de mais de 9 mil pessoas por meio de ações de arte-educação, artes digitais, audiovisual, cultura digital, esportes e programas socioemocional, de capacitação para adolescentes e de ações sustentáveis. Todos os trabalhos são feitos em horário complementar à escola regular, por meio de um time de educadores.

“O relatório mostra à sociedade e a todos que contribuem para manter a ABA ativa e viva  como  a  Associação  se  reinventou  e  demonstrou  ainda  mais  o  seu  valor  social, especialmente  nos  últimos  três  anos.  Nos  orgulhamos  de  apresentar  os  resultados mensuráveis  e  consistentes  deste  trabalho,  que  só  foi  possível  graças  ao  apoio  e  à generosidade dos colaboradores da Allianz Brasil e de nossos parceiros de negócios”, declara Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros.

Diretor de Recursos Humanos e Comunicação da Allianz Seguros e atual presidente da Associação,  Marco  Campos  reafirma  que  a  Allianz  Seguros  e  seus  colaboradores acreditam  e  se  mantêm  engajados  com  os  princípios  e  causas  da  entidade.  “A  ideia principal  da  ABA  é  assegurar  meios  e  condições  para  que  crianças,  adolescentes  e adultos  em  situação  de  vulnerabilidade  tenham  acesso  a  bens  culturais,  tecnologias, ampliação  de  conhecimento  e  vivências  sustentáveis,  fazendo  desse  acesso  um instrumento de conquista social”, pontua.

Um dos principais feitos do último triênio foi a expansão da capacidade de atendimento físico  da  ABA,  em  2019.  O  número  de  crianças,  adolescentes,  adultos  e  idosos beneficiados  anualmente  passou  de  520  para  1.010  pessoas  assistidas.  Com  isso, também   foram   ampliados   os   espaços   de   atividades   e   aulas   para   aumentar   o atendimento e atender às necessidades da comunidade.

No mesmo ano, a Associação realizou a mostra dos trabalhos desenvolvidos por seus frequentadores  em  diversas  frentes,  reunindo  o  aprendizado  adquirido  por  crianças  e adolescentes  e  transformando-as  em  protagonistas.  A  ação  seguiu  de  forma  remota durante o isolamento social em decorrência da covid-19.

Atuação à distância e retorno presencial
Entre 2020 e 2021, a ABA realizou, ainda, seis ações de distribuição de cestas básicas aos moradores da comunidade Santa Rita. Com o apoio da Allianz Brasil, 156 toneladas entre alimentos e itens de higiene pessoal e limpeza – foram doadas a mais de 6 mil famílias, suprindo as necessidades básicas geradas pela quarentena.

Mesmo  enfrentando  os  desafios  da  covid-19,  a  entidade  manteve  a  proximidade  e  o vínculo com a comunidade Santa Rita por meio do portal ABA Digital, possibilitando o acompanhamento remoto das aulas pelas pessoas atendidas. Desde março de 2020, foram  promovidas  mais  de  3,1  mil  videoaulas,  47  lives  e  16  mostras  virtuais.  Com  o intuito  de  ajudar  os  frequentadores  no  autoconhecimento,  autocontrole,  empatia  e resolução de problemas, a ABA também promoveu rodas de conversa virtuais com pais e alunos, totalizando cerca de 7 mil encontros desde o início de 2020.

Em  novembro  de  2021,  a  Associação  retomou  às  atividades  100%  presenciais, seguindo todas as normas e protocolos de segurança sanitária. Acolhimento, escuta e diálogo foram as palavras-chave do retorno, que contou com atendimentos individuais entre  a  equipe  da  ABA  e  as  famílias  assistidas  pela  entidade.  “Dinâmicas  em  grupo, rodas  de  conversa  e  atividades  artísticas  foram  essenciais  para  que  os  participantes verbalizassem seus sentimentos e escutassem uns aos outros. Ficou nítido que, juntos, conseguimos avançar, realizar e crescer como cidadãos mais conscientes e empáticos”, avalia  Rose  Oliveira,  diretora  da  ABA.  “Seguiremos  com  o  nosso  compromisso  e propósito  de  apoiar  e  desenvolver  todos  aqueles  que  integram  a  comunidade  Santa Rita”, finaliza.

Sobre o Grupo Allianz
No Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional, por meio de 72 filiais, além de 62 assessorias e 42 mil corretores de seguros em todo o país. A Allianz Seguros é uma das líderes no setor de Ramos Elementares, 2ª em Automóvel e 1ª em Condomínio.

Tendo  como  premissa  desenvolver  ações  de  longo  prazo,  tanto  nos  seus  negócios como  no  campo  social,  há  mais  de  25  anos  um  grupo  de  funcionários  criou  a  ABA  – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 8 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.

A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 10 milhões de pessoas.

Para mais informações, entre em contato com:
Holger Klotz Tel. +49 89 3800 90921
Kirti Pandey Tel. +49 89 3800 16255