O que é a caixa de direção?
A caixa de direção é indispensável para um automóvel funcionar, afinal, sem ela as rodas do carro não conseguem girar.
Seu mecanismo consiste em um conjunto de peças e engrenagens que convertem a rotação do volante em um movimento direcionado para as rodas.
Tipos de caixa de direção
Existem diferentes tipos de caixa de direção e cada uma delas trabalham de uma forma:
Caixa de direção hidráulica
A direção hidráulica é a mais comum atualmente. Para movimentar as rodas, ela utiliza fluido sob pressão, permitindo um controle mais leve e ágil para o condutor.
Para o sistema funcionar, é usado um reservatório de armazenamento do fluido hidráulico, que ao girar o volante, é direcionado para uma das caixas de direção.
Caixa de direção mecânica
A caixa de direção mecânica, por sua vez, opera sem o auxílio de fluido hidráulico. Ela utiliza componentes como engrenagens e pinhões que transmitem o movimento do volante para as rodas de forma totalmente mecânica.
Embora exija um pouco mais de esforço para girar o volante comparado a direção hidráulica, ela dispensa a troca de fluidos.
Caixa de direção eletro-hidráulica
A direção eletro-hidráulica une elementos elétricos e hidráulicos para movimentar as rodas. Uma bomba elétrica ativa o sistema hidráulico, deixando a direção leve e eficiente.
Além disso, o modelo consome menos combustível e emite menos poluentes, sendo uma opção econômica e sustentável.
Caixa de direção elétrica
A direção elétrica é uma opção mais simples e econômica. Ela utiliza um motor elétrico que, ao ser ativado pelo movimento do volante, transmite a força às rodas de forma precisa e suave.
Ela também apresenta vantagens como a redução de ruídos e menor desgaste, quando comparada a outros sistemas de direção.
Sinais de problemas na caixa de direção
Assim como outras peças do automóvel, a caixa de direção também pode apresentar falhas. Mas saber identificar os sinais de alerta ajuda a evitar problemas maiores. Saiba quais são eles:
Ruídos ao girar o volante
Barulhos vindos das rodas dianteiras ao fazer curvas fechadas ou ao girar o volante, pode indicar problemas na caixa de direção. Em veículos com direção hidráulica ou elétrica, o volante não deve emitir ruídos durante essas manobras. Já nos modelos com direção manual, eles podem indicar desgaste natural das peças, mas ainda assim é importante verificar para garantir que não há defeitos.
Volante pesado e dificuldade em manobras
Outro sinal comum de problemas na caixa de direção é o volante estar muito duro, dificultando manobras como balizas, especialmente em direções hidráulicas ou elétricas que normalmente são mais leves.
Vibrações no volante
Apesar de as vibrações no volante indicarem diversos problemas, como a falta de alinhamento ou balanceamento, uma das causas também pode ser uma falha na caixa de direção. Se o volante tremer ou vibrar, procure um especialista.
Demora na resposta do volante
Se perceber uma imprecisão ou demora na resposta dos movimentos do volante, isso pode indicar folga na caixa de direção. Essa folga é geralmente causada pelo desgaste de componentes internos ou de vazamentos de fluido, no caso de direções hidráulicas.