Vistoria prévia assistida: entenda como funciona!

Você já ouviu falar em vistoria prévia assistida? Essa é uma das primeiras etapas durante a contratação de um seguro auto para analisar as características, o estado do veículo e os riscos que ele pode oferecer.

Ao realizá-la, a seguradora se protege contra possíveis fraudes e o segurado tem a certeza de que seu veículo está sendo avaliado de forma justa.

Esse processo é feito facilmente, através de uma chamada de vídeo, com o suporte de um especialista em tempo real. Tudo isso no conforto da sua casa, sem precisar sair de onde está.

Mas como a vistoria prévia funciona na prática e como se preparar caso precise passar por ela? Continue lendo para entender todos os detalhes sobre o assunto!
Antes de definir as condições da apólice do seguro auto, a seguradora solicita uma vistoria prévia para conferir se o carro está em boas condições, além de identificar a presença de avarias ou modificações.

Durante essa análise são avaliados diversos aspectos, como o estado de conservação, possíveis danos na lataria e no interior, integridade dos vidros, funcionamento dos faróis e lanternas, entre outros itens de segurança. O laudo é definido por um especialista técnico.
Esse processo é solicitado:
  • Ao contratar um novo seguro para um veículo já usado;
  • Na aquisição de seguro para carros novos que passaram por modificações;
  • Na troca de um veículo segurado por outro que também seja usado;
  • Na atualização das coberturas de um seguro vigente, como a inclusão de novas ou aumento dos limites;
  • Quando houver a redução do valor da franquia do seguro;
  • Em casos de modificações nas características originais do veículo.
Em algumas situações, a vistoria prévia assistida não é exigida, como:
  • Veículo novo (0km): normalmente, não há necessidade de vistoria prévia para carros novos, desde que eles venham diretamente da concessionária;
  • Renovação de seguro: quando o veículo já está coberto pela seguradora e está renovando o contrato dentro da vigência.
A grande vantagem da vistoria prévia assistida é que ela pode ser feita em qualquer lugar, desde que o cliente tenha um celular com acesso à internet e uma boa conexão para a videochamada.

Outro ponto positivo é o acompanhamento de um especialista durante todo o processo. Na vistoria digital, por exemplo, o cliente faz a inspeção sozinho, tirando fotos do carro que devem ser enviadas para a seguradora por meio de um link.

Nesse suporte, o profissional dá orientações como o posicionamento do celular para captar imagens de todos os ângulos importantes do carro, garantindo uma avaliação precisa.
Funcionário de seguradora realizando a vistoria prévia assistida
Agora que você já sabe o que é a vistoria prévia assistida e suas vantagens, vamos entender como o processo funciona na prática. Confira o passo a passo:
  1.  Agendamento: o cliente recebe um link ou é orientado a baixar um aplicativo para agendar a vistoria prévia assistida. Ele escolhe o melhor dia e horário para realizar o processo.
  2.  Preparação: no horário agendado, o cliente deve estar com o veículo em um local de sua preferência, desde que seja adequado para a análise.
  3.  Chamada de vídeo com o especialista: o cliente recebe uma videochamada de um profissional especializado que o orientará sobre como posicionar o celular para captar imagens de todos os ângulos importantes do carro.
  4.  Avaliação dos itens do veículo: durante a chamada, o especialista verifica aspectos como lataria, vidros, pneus, faróis, lanternas, interior do veículo, entre outros. O profissional pode pedir ao cliente para focar a câmera em áreas específicas, assegurando que todos os itens essenciais sejam inspecionados.
  5.  Conclusão: após a análise, o especialista faz a avaliação final e emite o laudo da vistoria. O cliente recebe o retorno da seguradora sobre a aprovação ou possíveis pendências.
Para garantir que o processo de vistoria seja bem-sucedido, é importante seguir algumas orientações. Aqui estão algumas dicas para se preparar:
  • Prepare o ambiente: faça a vistoria em um local bem iluminado, onde seja possível visualizar todos os detalhes. Isso facilitará o trabalho do especialista e a qualidade das imagens capturadas;
  • Limpeza do veículo: antes do procedimento, certifique-se de que o veículo esteja limpo por dentro e por fora. Isso facilita a identificação do que é importante e evita problemas durante a avaliação;
  • Verifique a internet: garanta uma boa conexão durante a vistoria para que a chamada de vídeo não seja prejudicada;
  • Tenha os documentos em mãos: esteja com todos os documentos do veículo e a sua CNH por perto, pois o especialista pode solicitar dados importantes;
  • Seja transparente: não deixe de falar a verdade sobre o veículo. Mentir ou ocultar informações pode trazer sérios problemas e transtornos com o seguro.
Mulher sorrindo ao volante

Essa solução é muito prática e eficiente, tanto para os segurados quanto para as seguradoras, oferecendo uma série de vantagens, desde a comodidade de poder realizá-la em qualquer lugar até o suporte especializado.

A Allianz é uma das empresas que utiliza a vistoria prévia assistida, proporcionando um processo de contratação do seguro mais ágil e eficiente. Nosso objetivo é garantir a satisfação de nossos clientes em todas as etapas do atendimento.

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