Fazer a transferência de propriedade do seu carro é obrigatório, sendo um passo importante na sua jornada como motorista. Esta ação, prevista no CTB - Código Brasileiro de Trânsito, oficializa a troca de proprietário do carro, deixando tudo correto para a sua direção. Com o processo de transferência, você ainda garante a segurança e a regularidade administrativa para o comprador e para o vendedor.
E falando no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ele é bem claro: você tem até 30 dias corridos depois de comprar ou vender o carro para fazer essa transferência, com o prazo contando a partir da data registrada no Certificado de Registro de Veículo. Cumprir esse prazo é essencial para evitar penalidades.
Se você está planejando comprar ou vender um veículo, entender esses passos é fundamental para assegurar uma transição tranquila e dentro da legalidade, e, por isso, vamos orientá-lo sobre como realizar a transferência, os prazos a serem observados e os documentos necessários para concluir o processo sem contratempos. Confira!