Seguro para casas de veraneio cresce 78,5% na Allianz

27/10/2021

Impulsionada pelo home office, adesão ao produto alavancou nos primeiros seis meses de 2021; tendência deve seguir com trabalho híbrido e proximidade das férias

São Paulo, 27 de outubro – A necessidade de isolamento social e a adoção do home office provocaram uma mudança no comportamento de quem vive nos grandes centros. Desde o início da pandemia, muitas pessoas migraram para cidades litorâneas ou do interior, especialmente em busca de uma melhor qualidade de vida. A Allianz, uma das principais companhias que atuam com seguro residencial no Brasil, já sente os reflexos do novo cenário.

Um levantamento realizado pela seguradora aponta que a quantidade de novos seguros para  casas  de  veraneio  fechados  no  1º  semestre  de  2021  aumentou  78,5%  em comparação  com  o  mesmo  período  de  2020.  Os  crescimentos  mais  representativos foram observados nos estados do Rio de Janeiro (198%), Ceará (100%), Santa Catarina (83%) e Paraná (82%).

Do total de apólices contratadas para esses tipos de imóveis nos primeiros seis meses deste ano, 51,2% correspondem a novas aquisições. Outro dado que o estudo traz é que a maior taxa de contratação da modalidade de seguro para residências de veraneio se  deu  para  casas,  que  registraram  71%  das  adesões,  enquanto  a  taxa  para  os apartamentos ficou em 29%.

“Sem a necessidade de se deslocar até o escritório todos os dias, as pessoas puderam atravessar  esse  momento  da  forma  que  mais  as  agradavam  e,  também,  ganharam flexibilidade  para  realizar  suas  atividades  de  vários  locais,  incluindo  suas  casas  e apartamentos de campo ou praia. Essa é uma tendência que irá permanecer no pós-pandemia,  pois  boa  parte  das  empresas  deve  adotar  o  sistema  híbrido  de  trabalho”, avalia David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros. “Além disso, o final do ano marca o período das férias escolares, incentivando ainda mais a migração das pessoas para a praia ou campo”, lembra.

Superintendente de Massificados da Allianz, Ana Freitas afirma que, ao permanecerem a maior parte do tempo dentro de casa, as pessoas passaram a olhar com mais cautela para o próprio lar. “A pandemia reforçou a importância de protegermos os nossos bens de  um  modo  geral”,  ressalta  a  executiva.  “Para  atender  aos  nossos  segurados  neste momento,  flexibilizamos  e  liberamos  a  cobertura  para  eletrônicos,  como  notebooks, também  para  as  casas  de  veraneio.  Aumentamos,  ainda,  as  nossas  ofertas  com  o lançamento  do  Residência  Compacto,  a  partir  de  R$  79,90,  disponível  para  todos  os tipos de propriedades, ocupadas ou não, incluindo casas de veraneio ou aluguel para temporada”, pontua.

No período analisado, o pacote de seguro residencial que mais cresceu em contratações em relação ao 1º semestre de 2020 foi o “Especial”, com 35% de aumento – segunda opção  mais  ampla  oferecida  pela  companhia,  que  concede  cobertura  contra  danos elétricos;  vendaval,  furacão,  ciclone,  tornado  e  granizo;  quebra  de  vidros,  mármore  e granitos;  impacto  de  veículos;  perda  de  pagamento  de  aluguel;  danos  por  água; tumultos, greves e lockouts; despesas extraordinárias; roubo/furto qualificado de bens localizados  dentro  ou  fora  da  residência  segurada.  “Isso  reflete  que  a  relação  das pessoas com o imóvel de veraneio mudou”, conclui Beatham.

No  Brasil  há  115  anos,  a  Allianz  Seguros  atua  em  ramos  elementares  e  saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de 72 filiais, além de 62 das assessorias, e 42 mil corretores de seguros em todo o país. A Allianz Seguros é uma das líderes no setor de Ramos Elementares, 2ª em Automóvel e 1ª em Condomínio.

Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no  campo  social,  há  mais  de  25  anos  um  grupo  de  funcionários  criou  a  ABA  – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 8 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.

A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do País. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 10 milhões de pessoas.

Juliana Tancler - juliana.tancler@grupovirta.com.br