15/02/2023

Allianz: confira dicas e operação para quem vai viajar de carro no feriado de Carnaval
Data: 15/02/2023

Checagens simples garantem passeio tranquilo e sem preocupações. Operação especial será realizada para atender os segurados
São Paulo, 15 de fevereiro de 2023 – Muitas pessoas aproveitam o Carnaval para passar os dias de folia fora dos grandes centros. Antes de pegar a estrada, porém, alguns itens devem ser conferidos pelo motorista para que a viagem ocorra com segurança. “É necessário cumprir as revisões periódicas. Certificar-se de que todos os detalhes do carro estão em dia e em perfeitas condições, aliado ao comportamento prudente diante do volante, é o primeiro passo para viajar tranquilamente e aproveitar o passeio sem preocupações”, destaca Marlon Teixeira, diretor de Sinistros Auto da Allianz Seguros, uma das principais seguradoras de automóveis do país.

O executivo separou algumas dicas para auxiliar os condutores nesta checagem:

1. Verifique o estado dos pneus

Confira se os pneus do carro estão gastos e se há necessidade de trocá-los. Também é importante calibrá-los de acordo com as libras indicadas no manual do proprietário do automóvel. Opte, ainda, por um pneu de boa qualidade no estepe. “A mesma atenção dada aos pneus é necessária no estepe. Se possível, calibre também o pneu reserva”, aconselha Marlon Teixeira.

2. Não deixe as revisões simples de lado

Certifique-se de que ferramentas como triângulo, macaco e chave de roda estejam realmente no veículo. Antes de viajar, avalie suspensão, faróis, sistema de freio, nível do óleo e fluídos, e sistema elétrico. “Inclua nessa lista o sistema de limpeza dos vidros. Apesar de simples, é uma ferramenta que garante muita segurança”, pontua o executivo.

3. Cuidado em trechos alagados

As chuvas de verão geralmente são rápidas, mas também podem ser seguidas de temporais. “Importante evitar o tráfego durante as chuvas fortes e, consequentemente, os trechos alagados, procurando locais seguros para aguardar as condições de tráfego melhorarem”, explica Marlon Teixeira.

4. Cinto de segurança sempre

A dica é simples e já conhecida, mas não custa lembrar: o cinto de segurança deve ser utilizado em todo o trajeto, inclusive pelos passageiros que estão no banco traseiro. “Embora a obrigatoriedade do cinto de segurança para motoristas e passageiros esteja previsto no Código de Trânsito Brasileiro, muitas vezes seu uso é negligenciado”, frisa Marlon Teixeira. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego indica que o uso do cinto no banco dianteiro reduz em 45% as chances de lesões graves em acidentes e, nos bancos de trás, os passageiros que utilizam o cinto ficam até 75% mais seguros.

5. Faça todas as revisões com antecedência

Por último – e não menos importante –, Marlon Teixeira aconselha que todos os itens do automóvel sejam checados com antecedência. “Quanto mais cedo o motorista averiguar o veículo, melhor. Assim, caso seja necessário substituir alguma peça, ele terá tempo de fazer essa substituição com calma e sem dores de cabeça”, finaliza.

Operação especial no feriado

Entre os dias 17 e 23 de fevereiro, a Allianz Partners, empresa do Grupo Allianz e líder global em assistência 24 horas e seguro viagem, realizará a Operação Carnaval 2023 e mobilizará prestadores de serviço locais para atender os chamados mais comuns de segurados das empresas parceiras. A operação será realizada em localidades como os litorais Sul e Norte de São Paulo, a Costa Verde e a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, bem como o litoral de Florianópolis (SC), Pernambuco, Bahia, Ceará e Paraíba.
No Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional, por meio de 72 filiais, além de 62 assessorias e 33 mil corretores de seguros em todo o país. A Allianz Seguros é uma das líderes no setor de Ramos Elementares, 2ª em Automóvel e 1ª em Condomínio.

Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no campo social, há mais de 25 anos um grupo de funcionários criou a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 9 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.

A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 10 milhões de pessoas.

Informações à imprensa Allianz Brasil