Allianz mostra como a tecnologia aprimora o ecossistema do mercado

28/07/2023

Companhia esteve presente no CQCS Insurtech & Innovation e garantiu a participação em quatro painéis durante dois dias de evento

São Paulo, 28 de julho de 2023 – Por mais um ano, a Allianz Seguros esteve presente no CQCS Insurtech & Innovation, promovido pelo CQCS – Centro de Qualificação do Corretor de Seguros. A quinta edição do evento ocorreu entre os dias 25 e 26 de julho, na capital paulista, e reuniu mais de 2 mil pessoas.

Os corretores e visitantes foram recebidos pela companhia em um estande exclusivo. A seguradora  também  foi  representada  em  quatro  painéis,  realizados  nos  dois  dias  de evento,  que  contaram  com  a  participação  de  Karine  Barros,  diretora  executiva Comercial;  Luiz  Rodrigo  Cartolano,  diretor  executivo  de Marketing  e  Transformação; Rosely Boer, diretora executiva de Operações e TI; e David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida.

Em sua apresentação, Karine Barros abordou como as ferramentas tecnológicas podem apoiar os corretores a alcançarem potenciais clientes. “Muitas pessoas não sabem que precisam  ou  que  teriam  uma  solução  para  determinada  necessidade,  e  é  papel  do corretor  identificar  essa  oportunidade  e  oferecer  a  melhor  proposta  para  que  o consumidor esteja amparado em um momento de instabilidade. Em um país do tamanho do nosso, com a quantidade de informação que temos, isso só pode ser feito com base em dados – e temos visto muita coisa neste sentido, desde análise de performance a modelos preditivos”, disse. Ela lembrou que o mercado segurador segue crescendo e trazendo facilidades ao corretor, que deve aproveitar as ferramentas digitais para fechar os melhores negócios. Embora o digital tenha transformado as relações, Karine reforçou que conhecimento e relacionamento interpessoal ainda são os ativos mais importantes no segmento. “Vivemos em um mercado de confiança. As vendas são feitas quando se acredita na proposta de valor daquela pessoa que está ofertando a solução”, disse.

Já  Luiz  Rodrigo  Cartolano  mostrou  como  a  Inteligência  Artificial  tem  mudado  a experiência dos consumidores. “Existem muitas aplicações em IA que podem melhorar a vida do cliente. Hoje, a ferramenta é usada para aprimorar processos, gerando menos burocracia  e  mais  satisfação.  Ela  também  consegue  conversar  com  o  segurado  que solicita uma assistência ou abre um sinistro, através de uma experiência 100% online por multicanal, em que o contato humano é acionado quando necessário. Além disso, essa  tecnologia  pode  contribuir  para  uma  precificação  mais  adequada  dos  produtos, com uma melhor percepção de custo x benefício”, pontuou. De acordo com Cartolano, a  Inteligência  Artificial  também  está  presente  nos  chatbots,  que  conversam  com  o consumidor;  em  campanhas  nas  redes  sociais,  que  visam  transmitir  a  mensagem  da companhia   ao   seu   público-alvo;   em   Analytcs,   com   o   objetivo   de   analisar   o comportamento do cliente; e em pesquisas que buscam identificar as necessidades de segurados e corretores.

Rosely  Boer,  por  sua  vez,  ressaltou  que, até  pouco  tempo,  os  experts  em  sinistros  e analistas enxergavam a IA como “competição” ou “ameaça” a seus empregos. “Agora eles percebem que a tecnologia está aí para agregar e se tornar uma parceira”, disse, ressaltando  que,  em  uma  sociedade  conectada,  as  empresas  são  cobradas  por agilidade  na  resolução  de  problemas.  “Temos  que  ser  cada  vez  mais  assertivos  e  os autosserviços são uma tendência que veio para ficar”. Outra tecnologia abordada pela executiva foi o metaverso, universo virtual em que as pessoas interagem entre si por meio  de  avatares.  Na  avaliação  dela,  a  usabilidade  do  metaverso  tende  a  crescer à medida que os custos dos devices de VR são reduzidos e os cenários de aplicabilidade e  benefícios  do  metaverso  fiquem  mais  claros,  como  é  o  caso  dos treinamentos  e jornadas de on-boarding imersivos, por exemplo. “Será uma questão de tempo para se tornarem populares”, ponderou.Por  fim,  David  Beatham reiterou  que  os  próprios corretores  buscam  produtos  mais rápidos e eficientes para oferecer aos clientes e, desta forma, mostrou como a Allianz Seguros aprimorou  a  experiência  ao  digitalizar  o  seguro  de  Frotas,  por  meio  de  umsistema 100% online, com uma jornada simples e intuitiva. “As pequenas e médias frotas possuem  as  mesmas  necessidades  das  grandes  frotas  e  até  mesmo  das  soluções voltadas  às  pessoas  físicas,  que  buscam  por  inovação”,  afirmou. Chamado  de  Frota Fácil Digital, o seguro da Allianz traz duas opções de cotação (carga massiva e item a item)  e  permite  que  todo  esse  processo  seja  feito  via  tablet  ou  celular,  com  dados carregados automaticamente através de decodificador de placa e chassi. “Além disso, temos um outro braço, de vistoria digital, com um processo de emissão muito fácil para que o cliente possa tirar as fotos dos seus veículos”, concluiu.

No Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional, por meio de 63 filiais, além de 50 assessorias e mais de 30 mil corretores de seguros em todo o país.

Tendo  como  premissa  desenvolver  ações  de  longo  prazo,  tanto  nos  seus  negócios como  no  campo  social,  há  mais  de  25  anos  um  grupo  de  funcionários  criou  a  ABA  – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 9 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.

A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 11 milhões de pessoas.